Radio Rap Gospel

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM POETAS MODERNOS


ENTREVISTA EXCLUSIVA + MP3 COM POETAS MODERNOS

Muitos por aqui já devem ter ouvido falar do grupo SISTEMA NEGRO.

Ele Dr.X foi um dos integrantes do grupo, se converteu e se juntou a R Jay e formam hoje o grupo POETAS MODERNOS.

Acabaram de lançar novo trabalho depois de 4 anos do primeiro disco chamado ALMAS, LUZES, VIDAS E SOM.

E o site Gospel Hip Hop em parceria com o Radar Urbano bateu um papo com o grupo falando sobre Rap, Testemunho, Tecnologia, Jesus e muito mais…

Leia abaixo ótima entrevista que fizemos com o grupo…

RU – PRIMEIRO PARA QUEM NÃO CONHECE FALE UM POUCO SOBRE A CARREIRA DE VOCÊS ANTES DO POETAS MODERNOS?

Drx: Lá se vão 20 anos, e aqui estou … Desde que me conheço por gente, a música sempre fez parte da minha vida. Fiz parte de um grupo de Rap, chamado SISTEMA NEGRO, de 1990 á 1999. Através desse grupo muitos coisas aconteceram, conheci muitas pessoas, lugares, gravei uma coletânea, 3 CDS, um vídeo clipe. Minha escola foi essa… as ruas minha casa, e a palavra de DEUS minha bússola. Sintonizem suas antenas… O Rap tem voz!!!

R Jay: No início dos anos 90 fui a um show do Rap Sensation e fiquei impressionado com a desempenho do DJ, naquele dia descobri minha vocação e dela pra cá muita água rolou….após passagens rápidas por pequenos grupos, entrei no grupo DLN, que na época já tinha grande expressão na Região, onde permaneci por aproximadamente 10 anos. Foi um período de grande aprendizagem e formação de caráter, gravamos um disco independente, mas me desliguei em meados de 2005, quando me converti ao evangelho..



RU – SISTEMA NEGRO FOI UM DOS PRINCIPAIS GRUPOS DO RAP NACIONAL, COMO ISSO PODE OU PODE AJUDAR NA NOVA FASE?


Drx: É impossível não ligar o meu nome ao meu passado, conseguintemente ao SISTEMA NEGRO. Foi minha escola, aonde construí meus sonhos, aonde nem eu mesmo imaginei chegar. Tive a sorte de fazer parte de um grupo respeitado, que lutou muito pra obter esse respeito. Lembro-me que naquela época (1990) tudo era muito mais difícil, o barato, era por amor, por isso os grupos remanescentes dessa época, sem querer se tornaram ícones de toda uma geração, entre eles (Racionais Mcs, Thaíde e DJ Hum, DMN, SISTEMA NEGRO) Por ter toda essa bagagem no Rap Nacional, acho que às vezes me ajuda, porém não posso ficar vivendo do passado. Tudo se fez novo, e agora tenho mais responsabilidade ainda… Mais se DEUS confiou essa missão a mim, não posso falhar né!
RU – CONTO UM POUCO SOBRE O TESTEMUNHO DE AMBOS DO GRUPO?

R Jay: Cresci sem base espiritual definida, meus pais me ensinaram os principais valores cristãos, mas o verdadeiro evangelho descobri depois de adulto….converti-me em meados de 2005. Muitos já haviam me falado do amor de Deus, mas eu resistia, pois na minha visão seria uma transformação muito radical e não me julgava capaz de fazê-lo..hoje me arrependo por não ter provado desta maravilha há mais tempo.

Drx: Converti-me em 2000, depois de ter saído do Sistema Negro, gravei 2 CDS seculares pela extinta Abril music, e ano após ano, tenho visto os planos de DEUS se confirmarem na minha vida. Confesso que não tem sido fácil, mais ninguém disse que seria né! Já são 10 anos contrariando as estatísticas do mundão. Sei que muitas lutas virão, mais; não há vitórias sem lutas. Sei que minhas rimas, seguiram os propósitos de DEUS, e alcançaram a todos quantos derem ouvidos a palavra de DEUS… Sou uma prova viva dos milagres de DEUS.

RU - UMA COISA QUE VENHO FALADO E QUE MUITOS GRUPOS GOSPEL RAP, NÃO GOSTAM DE SE MANIFESTAR QUE SÃO GOSPEL E VOCÊS?

PM: JOÃO 3.16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Não podemos negar essa verdade, o sacrifício não pode ficar em vão…somos evangélicos (gospel) e levamos a palavra de Deus através da música, pois o amor de Deus nos alcançou, e fomos comprados com o sangue precioso de Cristo
RU – NAS LETRAS VI QUE FALAM DE JESUS, DA PALAVRA, ISSO E ESSENCIAL AO GOSPEL RAP, COMO VEEM ISSO?

PM: Não temos problemas com rótulos, nós tememos a Deus e nada mais, por isso não podemos negar a Cristo (Judas tem um monte que se vende por migalhas)

Falamos daquilo que acreditamos e cumprimos aquilo que nos foi confiado:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
Somente. MARCOS 16.15
RU – Falando do CD, QUANTO TEMPO FOI A PRODUÇÃO, COMO FOI O DESENVOLVIMENTO?

PM: Desde que finalizamos o primeiro álbum “De Volta ao Microfone” já tínhamos idealizado este projeto que a princípio seria intitulado “Imortais”. Nesses quatro anos muita coisa mudou, o disco foi amadurecendo e após quatro anos aconteceu o projeto Almas, Luzes, Vidas & Som. O disco tem produção independente e distribuição pra todo Brasil, a produção musical foi feita por nos. Criamos as bases, captamos as vozes e pré mixamos o disco em nosso home Studio (My House Studios) e finalizamos a mixagem e masterização no Mkf Studios.

RU – OS TEMAS DAS MÚSICAS VOCÊS VIVARAM MUITO DO QUE FALAM ALI?

PM: Do que não vivemos assistimos, do que não vemos acreditamos….

Tem uma faixa do álbum que se chama “Jesus de Capuz” e está música nos ensina que Deus é o mesmo, ontem hoje e para sempre, pois seus milagres ainda são realidade em nossas vidas.

Andrézinho VR – Conta um pouco do seu testemunho, sua vida no tráfico. Um traficante arrependido, que deixou tudo para seguir a Deus. Das trevas há Luz, da marginalidade a inclusão social e o trabalho voluntário com dependentes químicos. Temos também o depoimento do Valério de Jesus, que viveu durante 12 anos nas ruas, devido há um forte trauma familiar, onde o levou a própria rejeição, com curso superior e uma triste experiência nas ruas, porem hoje restituído, trabalhando, estudando e na presença do Senhor.

RU – E AS INFLUÊNCIAS? O QUE ANDAM ESCUTANDO TANTO GOSPEL QUANTO SECULAR?

R Jay: Como diz o Drx, somos influenciados musicalmente pelos gênios dos barracos (P Luo, Tate, DBS, Brown, Dexter, MV BilL). Na cena internacional temos Eightball and Mjg, Lil Wayne, Scarface, UGK, etc.…

RU – QUERIA QUE FALASSEM UM POUCO SOBRE A CENA RAP NACIONAL;…MERCADO, VENDA, SHOWS, VOCÊS QUE TEM UMA GRANDE BAGAGENS PODEM FALR SOBRE O ANO?

Drx: Muita coisa mudou, o Rap nacional já não é visto mais como uma literatura marginal, quando comecei a cantar em meados de 1990, tudo era muito diferente, mais difícil… Ultimamente não só o RAP, mais como os demais estilos musicais estavam meio devagar, mas o mercado deu uma aquecida de novo e promete ser um ano diferente… E que o Rap, volte pro lugar, de onde não devia ter saído !!! Só ficaram os verdadeiros, há muitos lobos na pele de cordeiro, infiltrados, são como o joio no meio do trigo. Mais os manos tão aí… Eles conhecem quem é quem… O rap não para.

R Jay: O ano promete ser difícil e de muito trabalho, principalmente para o segmento independente, seja ele gospel ou secular. Precisamos formar parcerias e investir em estrutura, a distribuição ainda continua sendo um ponto crítico, pois agrega um custo que fica difícil repassar. Por outro lado percebemos um amadurecimento e um avanço significativo em relação às produções, tanto musicais, quanto de imagens dos grupos, que tem se preocupado em investir em vídeo clipes bem produzidos e isso pode ser um diferencial no momento. As apresentações estão fluindo, mas sem grandes contratos e estruturas.

RU – E A TECNOLOGIA, INTERNET, MP3, COMO O GRUPO VE ESSE AVANÇO PRO LADO BOM E MAU NO CASO DA PIRATARIA DE CDS?

Drx: A tecnologia veio juntamente com a Globalização, por um lado ajuda muito, em termos de divulgação e tal, é tudo muito rápido… O mano acaba de gravar, e num só click, o som já ta na NET. Mas, dá a César o que é de César né… Tem gente que tira proveito de tudo, não leva em conta, horas e horas de trampo, dedicação, suor e unção de DEUS, mais penso que é um mal necessário. Muitas gravadoras fecharam, com o lance do mp3, o grande problema, é que ninguém quer faturar pouco. Principalmente no nosso País, aonde poucos tem muito, e muitos tem pouco. Um CD poderia ser tranquilamente ser vendido a 10,00. Mais acabam chegando aos manos a 30 , 40, reais… Que são levados automaticamente a comprar os “piratas” ou fazer download na internet. E assim caminha a humanidade!!!

R Jay: A internet tem sido forte aliada e instrumento importante pra nós, mas ainda sim pouco explorada. Graças a uma parceria com as lojas eletrônicas www.mck.com.br e www.livrariacultura.com.br disponibilizamos nosso CD com entrega pra todo Brasil.Quanto à pirataria, vejo que nós não temos muito que fazer, apesar do público gospel ser mais fiel, ainda sim somos atingidos e isso nos prejudica.


RU – DEIXEM SEUS RECADOS E FALEM ALGO QUE QUEIRAM

Drx: Gostaria de agradecer a oportunidade, agradecer ao RAP e a palavra de DEUS, por me tornar uma pessoa melhor a cada dia. Espero que meu filho possa desfrutar daquilo que um dia eu sonhei, que eu plantei e que fiz parte. O RAP com certeza foi, é, e sempre será a trilha sonora da revolução. Muito amor, fé em DEUS e prosperidade pra nós.

R Jay: Queremos aproveitar o espaço para agradecer a Deus, ao espaço concedido nesse importante canal de comunicação, aos irmãos que tem acreditado em nosso ministério, às igrejas que tem dado crédito ao nosso trabalho e as nossas famílias que tem sido nosso suporte.



No dia 31/07 realizaremos o lançamento oficial do CD Almas, Luzes, Vidas & Som, que será uma grande festa, com a presença de importantes nomes do rap nacional, tais como Mano Reco, DBS, T.A.T.E, Ments Criminais, X Barão, Marcio Attack Versus e os grupos de samba Presença e Um Só Ideal.

O evento ocorrerá na Casa de Portugal de Campinas, que oferece uma estrutura muito louca.

Nos próximos meses estaremos lançando um vídeo clipe da música Jesus de Capuz, com produção e direção de Vrass77 e pro ano que vem uma surpresa especial pra comemorar 05 anos de POETAS MODERNOS….AGUARDEM!!!

poetasmodernos@hotmail.com

www.poetasmodernos.com

019 3213-8905

019 9632-2661

Fonte
http://gospelhiphop.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas